10 Dicas Para os Arranjos De Costura De Fatos

Ter um fato não é só ir à loja, comprar e vestir. Tem muito mais que se lhe diga. Precisa de fazer arranjos de costura?

Tenha muitos ou poucos, desde ontem ou desde sempre. Aqui ficam algumas dicas da Dedalmania® para que os seus fatos impressionem e lhe fiquem exatamente como gostaria.

1. Conheça o seu alfaiate

Uma peça de roupa tão cara como um fato, não deve ser entregue à mercê de qualquer alfaiate. É importante que escolha o sitio certo, as pessoas certas e que lhe ofereçam garantias de que tudo vai correr bem.

Veja os reviews de outros clientes ou pergunte a alguém que já usa o mesmo serviço e em quem confie.

Na Dedalmania® temos orgulho em ser o principal fornecedor de diversas marcas de topo na Grande Lisboa. Desde a Hugo Boss, Prada, a Armani ou Boggi, entre muitos outros, depositam em nós a confiança para tratarmos dos arranjos de roupa dos seus clientes.

Estamos neste negócio há mais de 17 anos e já atendemos milhares e milhares de clientes de todas as proveniências.

Temos duas lojas de costura disponíveis no centro de Lisboa com horários de abertura alargados, incluindo ao Sábado.

2. Avise-nos que nos vai visitar.

Estamos sempre disponíveis para atender os nossos clientes e tratar dos seus arranjos de costura. Estamos abertos entre as 9 da manhã e as 8 da noite. De qualquer forma para lhe dar um atendimento mais personalizado e porque um fato é algo mais complexo que fazer a bainha de umas calças, sugerimos que antes de se dirigir ao nosso atelier nos contacte e avise da sua visita.

3. Esteja Preparado

Se possível é importante que quando faz as suas marcações com os nossos alfaiates tenha consigo sempre uma camisa que habitualmente costuma vestir com o mesmo e que traga sapatos que também usualmente calça quando usa fatos.

É comum termos clientes que se dirigem às nossas instalações para marcar fatos usando uma t-shirt e calçados com ténis. É um no-no. As medidas da manga e do cumprimento das calças devem-se adequar a todo o conjunto.

4. Conheça a linguagem..

Temos uma linguagem algo própria. Para que a comunicação seja fluida recomenda-se que conheça os termos básicos.

Ilhargas

Uma costura nos casacos para darem forma e ajustarem o tecido ào corpo.

Dianteiro

Costura magica que resulta sempre quando os clientes gostam dos casacos bem cintados.

Virola

Dobra no fundo de algumas calças.

Caseado

Parte da manga onde assentam os botões

Subir no Ombro

Quando encurtamos a manga de um casaco através de um corte na parte superior da mesma. Permite que o caseado fique conforme o original

5. Decida o seu estilo

Nem todos os fatos se usam da mesma forma e há gostos para tudo. Por isso é que existem empresas de arranjos de costura como a Dedalmania®. É importante que tenha uma boa definição do que pretende. Teremos todo o gosto em lhe dar as várias alternativas, mas como o conhecimento não ocupa espaço, aqui vai,

  1. As mangas das camisas devem ficar visíveis quando o braço está estendido cerca de 1-2cm´s
  2. As bainhas das calças não devem permitir que o tecido dobre por cima do sapato. Devem cair de forma natural, cobrindo no entanto a meia. Pode-se fazer a bainha inclinada para ter um aspeto mais natural.  
  3. Os casacos devem ajustar-se à largura do seu peito e costas, ficando com um efeito natural. Demasiado justo e terá problema de movimentos e fará rugas no tecido que dão um ar desarranjado.
  4. Os ombros não devem ser demasiado largos e se necessário devem levar um chumaço interior para terem um aspeto mais composto.
  5. As abas traseiras de qualquer fato devem ter um peso suficiente para que não se movam demasiado. Na Dedalmania® habitualmente acrescentamos um chumbo a cada uma

Não se assuste. Estamos aqui para ajudar com este e todos os outros pormenores.

6. Saiba as suas medidas básicas

Não custa nada mas é informação importante para o seu alfaiate. Saiba o seu numero de camisa, de casaco e de calças. É informação que sempre ajuda. Até quando vai às compras.

Nunca se esqueça que não é o corpo que se ajusta a roupa, mas sim a roupa que se ajusta ao corpo. É a ley de murphy dos arranjos de costura.

7. Veja o que o alfaiate está a fazer em cada momento

Não é que não deva confiar nos nossos alfaiates. A tentação de ver as ultimas novidades no seu email ou nas redes sociais podem distrai-lo de detalhes que para si são importantes. Quando está a marcar a sua roupa vá vendo como se sente e dê feed-back ao alfaiate

8. Oiça o seu alfaiate

Se pensa que há sempre alguma parte do seu corpo que não é perfeita e é difícil disfarçar, não se preocupe, porque não está sozinho no mundo. A maior parte dos nossos clientes tem o mesmo tipo de problema.

Os nossos alfaiates na sua longa experiência sabem como contornar as várias dificuldades e podem aconselhar na direção correta.

Há pessoas que são baixas e acham que a solução é ter o casaco mais comprido. O mesmo acontece com pessoas que tem excesso de peso e não percebem que o termo slim-fit não se aplica no seu caso.

9. Deixe alguma margem no tamanho

Não convêm comprar fatos que sejam a sua exata atual medida atual. Todos nós variamos de peso aqui e ali. Sobretudo em épocas festivas, quem é que não ganha um quilo indesejado. Recomendamos vivamente.

10. Quando levantar a sua roupa, experimente-a!

Quando for levantar a sua roupa, prove-a assim chegue a casa ou no próprio atelier. Por mais perfeito que habitualmente seja o nosso trabalho, às vezes pode haver algum detalhe a melhorar. Por isso é tão bom ter um alfaiate de confiança. Tudo faremos para que o seu fato fique no final tal como imaginava. Contudo a Dedalmania® oferece aos seus clientes a garantia de satisfação total ou devolvemos o dinheiro do arranjo.

Entre em contacto connosco, pergunte tudo o que precisa e fique a saber ainda mais.

Para mais informações consulte o nosso site onde pode obter contactos, direções e preços dos nossos serviços.