fbpx

Procura Atelier de Costura? Dizemos-lhe Como Escolher?

Conseguir um atelier de costura para os clientes das lojas de roupa não é uma decisão fácil de tomar. É um ponto importante. Na cadeia de valor de qualquer loja de roupa ou no retalho da moda. Normalmente não é sustentável fazer “in-house”.  

Por isso decidimos escrever este artigo. Vamos dar-lhe pistas de como abordar o assunto. Explica que pontos considerar ao escolher o seu parceiro. Segue um racional de 5 passos que consideramos pode ajudar a tomar as melhores decisões.

O nosso objetivo não é que chegue à conclusão de que a Dedalmania® é a melhor opção. Mas antes que este seja um ponto de partida para a sua análise das várias opções existentes.

Quais os Seus Objetivos?

Cada loja tem as suas necessidades especificas. Antes de começar deverá ter uma ideia clara porque é que é importante ter um atelier de costura externo a fazer os arranjos de costura para os clientes da sua loja/lojas de roupa.

Por exemplo há lojas ou retalhistas que têm um significativo volume de calças. Eventualmente de ganga, que carecem de muitas bainhas. Outras há que vendem apenas roupa feminina. Mais clássica, como vestidos onde os ajustes a fazer são em geral muito importantes para que as peças assentem perfeitamente às clientes. Já outros são especialistas em roupa de homem. Com preponderância em fatos de homem, que exigem um tratamento por alfaiates especializados.

Portanto um ponto importante é saber a dispersão geográfica do negócio que necessita seja atendido. Comparar a sobreposição do mesmo com o atelier que providenciará os serviços de costura de que carece. Por exemplo a Dedalmania®, é uma empresa que faz a cobertura de toda a Grande Lisboa. De Lisboa a Cascais. de Setúbal até Alcochete e Norte de Lisboa. Se tiver uma cadeia de lojas com pendor nesta zona. Poderá querer falar connosco como potencial fornecedor de serviços de costura.

Capacidade e qualidade do Atelier de Costura

Há bastantes fornecedores de serviços de costura na zona da Grande Lisboa. Imaginamos que o mesmo se passa para os outros centros urbanos pelo País fora. A maior parte são empresas de pequena dimensão e de caracter muito familiar. Em média os ateliers neste segmento de mercado têm 2 a 5 pessoas.

O que resulta disso é que geralmente existe uma tendência para a especialização. Quer dizer, há quem seja muito bom com vestidos de noiva. Mas tenha dificuldade em saber fazer bainhas originais perfeitas para calças de ganga. Outros há que são ótimos a subir uma manga de um casaco de um fato de homem. Mas, não têm nem a tecnologia nem o know-how para lidar com arranjos de costura de artigos de pele.

A qualidade do atelier de costura

Resumindo a nossa recomendação é que tenha ao seu lado ateliers de costura que sejam o mais abrangentes possível. Em suma que tenham tanto costureiras de vestidos como alfaiates que saibam lidar com fatos. Acima de tudo é importante saber quais são os tipos de arranjo que fazem e quais os que não conseguem providenciar. Pergunte sempre se trabalham com peles,. Com  vestidos de noiva. Com confeção de roupa por medida. Se tiverem estas competências tem a garantia de que têm as equipes para afrontar qualquer necessidade presente e futura.

A qualidade é central. Não vai querer que os seus clientes levantem a roupa uma vez arranjada e voltem para reclamar porque o arranjo ficou mal efetuado. Procure ateliers que se comprometam com o nível de serviço que providenciam. Pergunte sempre,  

  • Têm um sistema de garantia instituído?
  • Como se processa uma reclamação?
  • Quais são os seus atuais clientes empresariais? São exigentes em termos de qualidade?
  • Quantos anos de experiência têm no setor?
  • Como se processa a comunicação entre o atelier e as lojas?
  • Qual é horário de atendimento?
  • Estão abertos ao fim de semana para atender eventuais pedidos ou questões?
  • Fazem formação aos colaboradores das lojas?

A comunicação é fundamental. Em resumo, deve ser um ponto fundamental no estabelecimento de uma parceria com o seu novo atelier. Na Dedalmania® a experiência diz-nos que 90% dos incidentes se resolvem com uma boa comunicação.

Recolhas e Entregas

Não basta ser boa costureira e alfaiate. Como funciona a logística dos serviços do atelier? Qual é a frota que tem? Em que dias podem fazer recolhas e entregas?

Temos infelizmente visto muitos exemplos de lojas de roupa que recebem as roupas que enviam para emenda semanas depois de vendidas. Pois, nada pior para a experiência do seu cliente.  Os clientes gostam de comprar mas usar no próprio dia se possível.

Assegure-se da área geográfica coberta pelo atelier. Prestam serviços de costura em Lisboa? Em Cascais? No Freeport de Alcochete? Loures? No Grande Porto? Matosinhos? Braga? Portanto certifique-se de que recolhem e entregam atempadamente a roupa dos seus clientes.

Essencial é assegurar-se de que  estão disponíveis ao longo de todo o ano. Como dizíamos acima há muitas empresas que são de pequena dimensão. Fazem paragens nas suas operações para férias de Verão. E, muitas vezes nos perdidos de Natal ou em caso de pontes.

Pesquisa do atelier de costura no seu Mercado

Trata de um mercado muito atomizado. Não é fácil saber com quem falar. Saber quem são os atelier de costura acertados para abordar. A Dedalmania® tem como experiência que a maior parte dos seus clientes nos chegam pelas seguintes fontes,

  1. Recomendação de colegas de profissão. Nada como falar com alguém que já tenha uma relação estabelecida noutra loja de roupa. Para contrastar os pontos acima.
  2. Google. Se procurar “Atelier de Costura para Empresas” é seguro que lhe aparecerão alguns candidatos. Mas cuidado porque muitas serão pequenas lojas de costura. Que prestam serviços ao publico e que não têm a logística que possa necessitar.
  3. Se não quiser perder mais tempo contacte-nos sem compromisso. Se estamos a escrever o presente artigo é porque pensamos que somos um referência.

Quanto pode custar o serviço?

Uma das grandes  vantagens de fazer o outsourcing de um atelier de costura profissional é que o seu custo é um custo variável. A generalidade das empresas cobrarão apenas os serviços prestados. Na Dedalmania® fazemos preços por medida para cada cliente. Os preços para os nossos clientes empresariais tomam  sempre em consideração várias variáveis. Como sejam, o volume. O numero de pontos de recolha. O tipo de arranjos de costura principais requeridos.

Assim podemos dizer que os preços para os nosso clientes empresariais chegam a ser significativamente mais baixos. Os preços que habitualmente cobrados num atelier de costura aberto ao publico.

Também convém conhecer os termos de pagamento. Por exemplo na Dedalmania® temos a pratica de fazer uma fatura-resumo mensal para os clientes. A mesma é enviada no primeiro dia útil de cada mês.

No nosso caso toda a logística associada está incluída no preço dos arranjos. Mas certifique-se de que é o caso com o atelier com o qual estabelecer uma conversação.

Em resumo, há muitas variáveis a considerar. Portanto não embarque numa parceria sem fazer o devido “field work” primeiro. Este tipo de relação é geralmente algo que funciona melhor quanto mais duradoura e estável for. O pior que pode acontecer é precipitar-se. E começar a desenvolver uma relação comercial com esta para chegar à conclusão de que tem que a rever outra vez passado alguns meses.

Estamos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais. Não hesite em nos contactar. Ou visitar a nossa página especifica dedicada às empresas para saber mais.

Call Now Button