Afinal o que é uma bainha perfeita?
Neste artigo, não só falamos o que consideramos ser uma bainha perfeita, como também lhe falamos sobre os vários tipos de bainhas.
A bainha perfeita é aquela que obedece à originalidade da peça, ou seja, que fica exatamente igual à bainha da peça acabada de comprar.
Há que ter em linha de conta, por exemplo, que a bainha não fica picada depois de retirar os pontos.
Que o pesponto não fica torto.
Que não se desfaz logo após o primeiro uso.
O tom da linha obedece ao tom original (no caso das bainhas pespontadas).
Que obedece a lavagem da peça (no caso dos jeans)
Que fica bem prensada
No fundo a bainha tem que ser feita de uma forma imaculada e a cair bem.
Há vários tipos de bainha:
Bainha simples: Aquela cujo pesponto tem a mesma medida do original desde a base ate ao pesponto, que a cor da linha é a mais próxima possível do tom original (digo mais parecido porque por vezes as linhas são tingidas com as linhas já colocadas), que o pesponto fica perfeitamente direito.
Bainha clássica (com ou sem fita): Aquela bainha que é cosida a mão sem que se veja o ponto na parte direita (por vezes devido a textura dos tecidos é um processo difícil, pois tem que obedecer a espessura da agulha e o tipo de linha), no caso das bainhas com fita, esta tem que estar imaculadamente bem colocada para que a calca tenha um bom cair e não fique com foles.
Muito importante ainda que a mesma tenha a suficiente resistência para que não se desfaça facilmente.
Bainha Original: A bainha original é normalmente feita em calcas jeans, com lavagem de fabrica. O objetivo é manter aquele aspecto de usado e por vezes esgaçado.
Esta bainha e feita de forma a que a barra lavada seja cortada e recolocada na calça sem que se note que foi mexida.
Esta bainha permite que a calça mantenha o aspecto original. Tem que ser bem cortada e depois de abertas todas as costuras e recolocada na calca com todo o rigor original.
Bainha com fechos ou aplicações:
Estas bainha podem ser simples ou originais mas têm um fecho ou outro tipo de aplicação no seu final.
No caso dos fechos, teremos que analisar se a sua colocação original permite o deslocamento total ou parcial do fecho, pois por vezes estes terminam com uma “mosca” efetuada em fabrica e muito difícil de retirar sem deixar rastro, assim nestes casos termos que encurtar o fecho, cortando, caso não exista nada que o impeça, o fecho e subido pelo valor da marcação, ficando a pecha exatamente igual ao original.
No caso de outras aplicações, estas terão que ser analisadas por forma a ficarem com o mesmo formato.
Uma bainha perfeita, é a chave para o bem cair de uma peça de vestuário.
Por favor consulte a nossa tabela de preços de arranjos de costura para conhecer os preços que praticamos para cada uma.
Obviamente que nem só de calças vivem as bainhas. Podemos fazer bainhas de saias, bainhas de casacos, bainhas de cortinados ou têxtil lar em geral.
Se porventura tem urgência em fazer as suas bainhas na hora, fique sabendo que temos esse serviço disponível em geral nas lojas da Dedalmania®.
Temos lojas de arranjos de costura em Alvalade, Avenidas Novas, Guerra Junqueiro e Estefânia.